Crítica: Histórias de um Casamento


Crítica:Histórias de um Casamento

Durante a quarentena devido o Covid-19 decidi dar uma chance a um dos filmes do Oscar 2020, Histórias de um casamento, o filme estrelado por Adam Driver e Scarlett Johansson conta a história de um casal que após longos anos casados decidem se separar, porém tem um filho mais novo estrelado por Azhy Robertson, o filme mostra o grande conflito gerado, devido a vontade de ambos de terem a guarda do filho.
Assistindo ao filme, me identifiquei muito com a história, visto que na mesma idade que o filho do casal passei pelo mesmo problema, após meses de brigas, finalmente veio a notícia, ‘’filho decidimos que é melhor que eu e sua mãe nos separemos’’, no momento que isso foi dito, tudo que eu tinha mudou completamente, meu pai se mudou de casa e minha mãe tomou as rédeas.
Para toda criança a separação dos pais é de longe um dos maiores problemas na infância, apesar de na minha situação as coisas terem sido democráticas, nem com todo mundo é assim, como mostrado no filme. As brigas pela guarda, partilha de bens e outros por menores, acabam nublando a real atenção que deve ser dada nesse momento, aos filhos, onde parece que tudo se torna uma questão de ganhar ou perder, o que é abordada de forma brilhante no filme. Histórias de um casamento não é um filme simples, de longe um dos maiores acertos da Netflix, mostra dois lados de uma história, onde vemos que ambos personagens principais cometeram erros e existem motivos para que ambos tenham a guarda, algo que enriquece o roteiro por deixar de mostrar de forma simplista o certo e o errado.
Os dois artistas brilham neste filme, Adam Driver se mostra um dos melhores atores da nova geração, que é bem acompanhado por Scalett Johansson, que em várias cenas conseguimos ver uma carga emocional em ambos atores, as brigas são bem elaboradas, mostrando a hostilidade crescendo à medida que os personagens ficam mais agressivos um com o outro, que é ajudado pela direção de Noah Baumbach que faz um  jogo de câmera impressionante, Adam driver consegue de forma muito expressiva durante o filme demonstrar a angústia de seu personagem na luta para conseguir a guarda do filho e do cansaço devido seu emprego na costa leste do Estados Unidos, Enquanto Scarlett Johansson mostra uma atuação magnifica como mãe, mostrando o carinho que sente pelo filho, de não querer se separar dele e até que ponto vai para que conseguirem estar juntos. Infelizmente no Oscar 2020 ambos atores não venceram em suas respectivas indicações, principalmente por ser um ano com atuações únicas como a de Coringa por Joaquin Phoenix, porém o filme mostra a capacidade dos atores que não é difícil de se imaginar que em breve podemos ver prêmios ganhos pelos dois.
Recomendo para todos que gostam do gênero drama ou que amam cinema em geral, um filme interessante, que não tenta ser preto e branco, mostrando vários pontos de vista. Histórias de um Casamento está disponível na Netflix, assista ao trailer logo abaixo.

Escrito por: Luís Felipe Rocha

Comentários