O que é História?


Eu acho interessante para começar esse tópico no blog, introduzir o conceito de o que é História, porque é um conceito que apesar de parecer simples, é um pouco mais metafórico e interessante do que normalmente temos noção.


O que normalmente imaginamos é que a história é a ciência que estuda o passado, porém eu acho muito mais interessante dizer que é a ciência que estuda o tempo, pois é através do passado que entenderemos o presente, e moldaremos futuro, Certo? Porém até o nosso conceito de tempo é distorcido, pois imaginamos ele como uma linha reta, onde as coisas acontecem uma atrás da outra, mas por que ele tem que ser assim? Os povos da Meso-América viam o tempo circular, onde sempre se repetia. Os Incas, por exemplo, viam o tempo espiralado.

E o tempo espiralado é uma concepção de tempo que chega até que próxima da qual eu concordo e gosto de enxergar. O tempo espiralado diz que as coisas se repetem, porém em lugares diferentes. Compare as eleições de 1960, de Jânio Quadros, e as de 2018 e você vai enxergar como o método de se eleger se repetiu, o mesmo discurso, mesmas propostas, e um resultado parecido também, isso é uma repetição.

Porém eu gosto de enxergar a linha temporal como uma grande teia de aranha apesar da minha aracnofobia, ver o tempo como uma teia te faz compreender que as coisas se iniciam, terminam, se cruzam, se repetem, recomeçam, ou as vezes nunca acabam.


Isso torna a ideia de "O que é História?" muito mais confusa e difícil, como estudar algo que as vezes como uma teia não tem uma ordem exata?

Nesse momento as divisões históricas facilitam nosso estudo. O historiador Yuval Harari tem uma teoria (que vou aprofundar futuramente) que a história é dividida em três revoluções, sendo a última a Científica, que nos permitiu, à aproximadamente 500 anos atrás, compreender de forma profunda O que acontece ao nosso redor, e consequentemente por tudo que já passamos.


Então eu volto para a pergunta inicial, o que é História?

E eu vos respondo: eu apelidei a História como o "Estudo Pilar", pois a partir dessa ciência compreendermos os grandes "Porquês?", todas as origens, os motivos, e razões que existem em todas as áreas do conhecimento. 
A ciência histórica nos levará ao passado, para enxegarmos o presente, e nos prepararmos para o futuro.

Escrito por: Marcos Fernandes


Comentários

  1. Simplesmente incrível e é isso ai :3

    ResponderExcluir
  2. Adorei a forma que foi tratada o assunto; de forma bem dinâmica e fácil de entendimento. História sempre foi uma das matérias que sempre apreciei e poder aprender um pouquinho mais sobre ela é muito importante!!
    Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário