Destrinchando Milagre na cela 7, como usar na redação
Esse é o destrinchando, o bloco onde você vai saber como ver suas obras favoritas de forma mais reflexiva e, também, aprender novos repertórios para se usar em redações. Lembrando que todo o repertório (seja filme, livro ou série) vale pontos se ele for bem colocado no tema proposto, podendo dar aquela ajudazinha na nota final. Então, é uma forma de se preparar enquanto vê aquilo que gosta!
Hoje, vamos abordar os temas do filme Milagre na cela 7.
O filme turco chamou a atenção de muitos após aparecer no catálogo da Netflix e, mesmo sendo lançado nos cinemas no ano passado, muitos não o conheciam. Surpreendendo positivamente, o filme entrou rapidamente no top 10 mais vistos da semana da plataforma.
Remake de um filme sul-coreano, Milagre na Cela 7 conta a história de Memo (Aras Bulut İynemli), um pastor de ovelhas que possui deficiência mental e vive junto de sua mãe, Fatma (Celile Toyon), e sua filha, Ova (Nisa Sofiya Aksongur).
Após um acidente, Memo é visto perto do corpo morto da filha de um general de guerra. Com isso, Memo é preso injustamente, esperando ser executado enquanto constrói amizade com os prisioneiros da cela 7 e espera sua filha achar uma possível testemunha para desmentir sua injusta prisão.
Mas afinal, que temas ele aborda?
1- Defiência intelectual
No filme, vemos como a deficiência intelectual de Memo acaba sendo o maior empecilho da obra, visto que ela se passa em 1983. Além do bulliyng que Ova sofre de seus colegas de classe por causa do seu pai, Memo ainda é mal visto por outros pais e adultos. Esse preconceito gerado pode ser fator de que a obra se passa nos anos 80, mas mesmo assim ela acontece até a contemporaneidade.
A inclusão é algo que já foi explorado pelo ENEM no ano de 2018, quando o tema foi: "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil", mesmo assim ela ainda pode acabar aparecendo.
2- Pena de Morte
Um tema muito recorrente no mundo atual é se a pena de morte seria uma implantação necessária ou não. O filme mostra Memo sendo julgado erroneamente e, com isso, sentenciado para ser executado na forca. Algo que choca muito o telespectador e o deixa tenso, pois, há um tempo limite para salvar o protagonista e, se nada for feito para corrigir o problema, não haveria volta para o erro feito.
Pode-se ser contra ou a favor da pena de morte em sua tese. Se for contra, o uso do filme como repertório para mostrar que, se ela for feita de forma errada ou julgada com pouca severidade, ela não teria volta. Já quem for a favor, não seria muito benéfico o uso do filme como repertório.
3- Erros de julgamento
O antagonista do filme é um general de guerra que faz de tudo para acabar com as chances de Memo sair da cela. Pode-se achar que isso é apenas coisa de ficção, mas o mundo está cheio de casos de pessoas que ficam meses, anos e até décadas presos por crimes que eles não cometeram.
Analogamente ao filme, ele pode ser contextualizado de como o sistema de julgamento pode infligir na injustiça em si, já que o próprio diretor da cela sabe da inocência de Memo, porém não há nada na lei para libertá-lo
Milagre na Cela 7 foi um filme de extremo sucesso na Netflix e, mesmo eu pessoalmente ter algumas ressalvas, foi um filme que nos aproximou de uma cultura que não é frequentemente vista, mas que abre nossos olhos para novas visões de pensamentos e portamentos.
Meu nome é Fernando Shoiti e esse foi o destrinchando. Lingo lingo e garrafas!
Comentários
Postar um comentário