Literatura entusiasta - Introdução à literatura

                                 Literatura entusiasta

                                             Introdução à literatura










   Olá leitores do blog, hoje teremos nosso primeiro conteúdo de literatura, de forma simples, dinâmica e fácil de entender!
   No nosso primeiro tema, vamos ver e entender os conceitos básicos de literatura, fonte para conseguirmos ver outros temas mais avançados para ajudar você a entender e apreciar essa matéria incrível.
   Muitos devem se perguntar sobre o segredo para entender literatura, mesmo sendo ele o mais simples: gostar. Aprender a gostar de uma matéria é o primeiro passo para entendê-la e manuseá-la. Agora, devem ter mais algumas pessoas se perguntando como gostar de literatura. A resposta, também é fácil: leia. Da mesma forma que você assiste uma série, filme ou joga um jogo, a leitura também passa a ser um modo de entreterimento nas horas vagas. Quem nunca se "desligou do mundo" após entrar no cinema e aproveitar uma boa sessão? Quem lê, sabe que é a mesma coisa. Comece lendo algo que goste, seja um "Alice no País das Maravilhas", um "Harry Potter" ou até mesmo "Pequeno Príncipe", pegue o hábito de ler e transforme em algo prazeroso para então, partir para os livros mais difíceis como os clássicos da literatura brasileira.
   "Mas eu vou fazer ENEM, nessa prova eu não preciso ler os livros", ERRADO. O ENEM é uma "prova de maratonista", apenas quem se adequa à maratona e tem preparo físico e mental, consegue boas notas nessa prova. Imagine uma corrida de 10 mil metros, quem tem o hábito de treinar, consegue um bom empenho, certo? Porém não é apenas questão de velocidade, se não houver uma estratégia pronta, um maratonista pode dar tudo de si na largada e acabar morrendo de cansaço antes mesmo de conseguir chegar na metade e, assim é o ENEM. Sua estrutura é composta por cerca de 90 questões de puro texto com metade delas sendo apenas para interpretação. Se engane quem acha que é fácil, pois boa parte dos alunos que competem acabam tendo resultados inesperadamente abaixo deo esperado, sendo até mesmo menor que a do segundo dia em matemática e ciências da natureza.
   Quem tem o hábito de ler, consegue chegar até um certo ponto da prova (ou ela toda) com pouco cansaço e, aquele que passa mais tempo acostumado com artigos científicos de revistas, notícias de jornais e estudo de poemas, consegue se adaptar mais às interpretações de texto. Então, antes de mais nada, LEIA. 

   2- Conceitos

   Algo muito questionado quando acabam se refereindo à literatura é: O que ela é? . Muitos devem achar fácil pois, ela está presente (direta ou indiretamente) em quase todo tipo de entreterimento (seja um livro ou um roteiro da série que você assiste), então, não deve ser difícil responder. Em suas palavras, escrevendo em um papel para treinar uma resposta descritiva ou mentalmente, tente definir a literatura.
    Conseguiu? Claro que nenhuma prova vai te cobrar o conceito da literatura, pois ela é fluida. A literatura pode ser colocada como o retrato de um autor em sua própria realidade, tempo e espaço, uma arte da palavra ou uma ferramente de reflexão. Todas as alternativas anteriores podem estar corretas pois, com o passar do tempo, as pessoas passam a enxergar e conceitualizar a literatura de diferentes formas, como um método de entreterimento ou estudo pois, ela em si, é mutável e pode conter várias interpretações para seu uso. Contudo, todos os conceitos possuem algo em comum, a literariedade.
   Literariedade, como dita antes, é a característica comum de toda a obra literária. Voltando aos conceitos de literatura, veja a seguir esses dois textos:
  
   Texto I
 "A literatura é a defesa conta as ofensas da vida" 

   Texto II

   "Arte de escrever trabalhos artísticos em prosa ou verso.
Conjunto das produções literárias de um país, de uma época."
   O primeiro texto foi escrito por Cesare Pavese enquanto o segundo foi tirado de um dicionário. Há claramente uma diferença entre eles sobre o significado da literatura, você consegue descobrir sozinho?   A priori, dizemos que o primeiro texto é mais subjetivo e conotativo, isto é, tem divergências em seu significado e sua informação é figurada e não literal. Já o texto dois, possui um entendimento claro, sem divergências, sentido literal e com informações diretas, chamamos isso de denotação. A conotação e a denotação são palavras chaves para a conceitualização de um texto literário e um texto não literário   Um texto não literário é definido por todo texto que possui um sentido direto e claro, usando palavras literais e objetivas. Sua principal função é a de informar e se enquadra em artigos científicos, bulas, notícias de jornal etc.    Diferente do texto não literário, o texto literário possui sentidos figurados constante uso da plurissignificação das plavras, isto é, seu uso pode conter vários sentidos. Veja por exemplo um poema de Carlos Drummond de Andrade:"No meio do caminho tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
Tinha uma pedra
No meio do caminho tinha uma pedra
Nunca me esquecerei desse acontecimento
Na vida de minhas retinas tão fatigadas
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
Tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra"
   Ok, agora que você leu o texto, o que você acha que ele quer dizer quando diz que há uma pedra no meio do caminho?    Talvez você tenha levado seu sentido no literal e dito que havia uma pedra física no caminho ou, provavelmente, que poderia representar um obstáculo na vida do eu-lírico (aquele que conduz o pensamento ou narra o poema). Portanto, podemos dizer que uma obra literária pode conter mais de um significado dependendo da forma que ele é interpretado.   Outro conceito muito importante dentro de uma obra literária é a verossimilhança, sendo ela, como muitos dizem, um pacto de leitor e autor. Logo, a verossimilhança surge da palavra verossímil, em que ela estabelece uma coerência na história. Por exemplo, em uma obra literária, mesmo ficcional, conseguimos ver o autor colocar os personagens em situações cotidianas ou pensamentos que condiz com os nossos, como também acrescenta na históra lugares geológicos e pessoas que existem na nossa realidade, trazendo uma conexão de identificação com aquele que o lê. Contudo, ele deve se inserido sempre de forma coerente com o tema proposto.   Ex: Faz sentido o bruxo Harry Potter soltar feitiços para se livrar de obstáculos no meio de sua história, pois ela condiz com a trama e seus leitores aceitam essa fantasia. Porém, se a mesma magia for colocada num romance de Machado de Assis, provavelmente não haverá coerência com seu contexto, podendo perder sua credibilidade.

3-Exercícios

  1-    (ENEM) Dario vinha apressado, guarda-chuva no braço esquerdo e, assim que dobrou a esquina, diminuiu o passo ate parar, encostando-se a parede de uma casa. Por ela escorregando, sentou-se na calçada, ainda urnida da chuva, e descansou na pedra o cachimbo.
Dois ou três passantes rodearam-no e indagaram se não se sentia bem. Dario abriu a boca, moveu os labios, não se ouviu resposta. O senhor gordo, de branco, sugeriu que devia sofrer de ataque.
TREVISAN, D. Uma vela para Dario. Cemitério de Elefantes. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1964 (adaptado).
No texto, um acontecimento é narrado em linguagem literária. Esse mesmo fato, se relatado em versão jornalística, com características de noticia, seria identificado em:
   a) Ai, amigão, fui diminuindo o passo e tentei me apoiar no guarda-chuva... mas nao deu. Encostei na parede e fui escorregando. Foi mal, cara! Perdi os sentidos ali mesmo. Urn povo que passava falou comigo e tentou me socorrer. E eu, ali, estatelado, sem conseguir falar nada! Cruzes! Que ma!l
    b) O representante comercial Dario Ferreira, 43 anos, não resistiu e caiu na calçada da Rua da Abolição, quase esquina coM a Padre Vieira, no centro da cidade, ontem por volta do meio-dia. 0 homem ainda tentou apoiar-se no guarda-chuva que trazia, mas não conseguiu. Aos populares que tentaram socorre-lo não conseguiu dar qualquer informação.
    c) Eu logo vi que podia se tratar de um ataque. Eu vinha logo atrás. 0 homem, todo aprumado, de guarda-chuva no braço e cachimbo na boca, dobrou a esquina e foi diminuindo o passo ate se sentar no chão da calçada. Algumas pessoas que passavam pararam para ajudar, mas ele nem conseguia falar.
    d) Vitima Idade: entre 40 e 45 anos Sexo: masculino Cor: branca Ocorrência: Encontrado desacordado na Rua da Abolição, quase esquina coM Padre Vieira. Ambulância chamada as 12h34min por homem desconhecido. A caminho
    e) Pronto socorro? Por favor, tem um homem cai do na calçada da rua da Abolição, quase esquina com a Padre Vieira. Ele parece desmaiado. Tem um grupo de pessoas em volta dele. Mas parece que ninguém aqui pode ajudar. Ele precisa de uma ambulância rápido. Por favor, venham logo!

  2- (UERJ) Observe atentamente os dois trechos transcritos a seguir.
"... o objetivo da poesia (e da arte literária em geral) não é o real concreto, o verdadeiro, aquilo que de fato aconteceu, mas sim o verossímil, o que pode acontecer, considerado na sua universalidade."
(SILVA,Vítor M. de A. "Teoria de Literatura". Coimbra: Almedina, 1982.)

Verossímil. 1. Semelhante à verdade; que parece verdadeiro. 2. Que não repugna à verdade, provável.
(FERREIRA. A. B. de Holanda, "Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa". Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.)
A partir da leitura de ambos os fragmentos, pode-se deduzir que a obra literária tem o seguinte objetivo:
a) opor-se ao real para afirmar a imaginação criadora
b) anular a realidade concreta para superar contradições aparentes
c) construir uma aparência de realidade para expressar dado sentido
d) buscar uma parcela representativa do real para contestar sua validade

3- (ENEM)

Ambos os textos exaltam o brilho, a beleza, a tradição e o compromisso dos dirigentes e de todos os componentes com a escola de samba Estação Primeira de Mangueira.
Uma das diferenças que se estabelece entre os textos é que:
   a) o artigo jornalístico cumpre a função de transmitir emoções e sensações, mais do que a letra de música.
   b) a letra de música privilegia a função social de comunicar a seu público a crítica em relação ao samba e aos sambistas
   c) a linguagem poética, no Texto I, valoriza imagens metafóricas e a própria escola, enquanto a linguagem, no Texto II, cumpre a função de informar e envolver o leitor.
   d) ao associar esmeraldas e rosas às cores da escola, o Texto I acende a rivalidade entre escolas de samba, enquanto o Texto II é neutro.
   e) o Texto I sugere a riqueza material da Mangueira, enquanto o Texto II destaca o trabalho na escola de samba.

   4- (UERJ) 

   A oposição entre “ciência” e “Hollywood”, expressa no título do artigo de Gleiser, corresponde a outra oposição bastante estudada no campo da literatura, que se verifica entre:
   a) acontecimento e opinião.
   b) historicismo e atualidade
   c) verdade e verossimilhança
   d) particularização e universalismo

4-Gabarito

1) b
2) d
3) c
4) c


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