Sobre programação e Python!


Uma receita de bolo, mas que pode te ajudar a resolver um problema ou amenizar outros, acredite: isso existe e está mais presente na nossa vida quanto você pensa, caro leitor.

Uma das ramificações da informática é a lógica de programação, sendo essa um conjunto de comandos ou passos, os quais são lidos e completados por um processador (computador). Este conjunto de instruções devidamente colocadas e seguindo um caminho lógico, é chamado de Algoritmo.
Algoritmo pode ser então comparado a essa receita de bolo, pois assim como a receita, pode apresentar os ingredientes, preparo e finalização, sendo esses diretamente relacionados com as variáveis, o conjunto de instruções e o retorno para o usuário ou sistema.
As variáveis, antes citadas, representam valores que podem ou não variar, por isso seu nome.
O conjunto de instruções é composto pelo caminho os quais as variáveis devem percorrer até chegar ao fim do programa.
E o retorno final, pode ser uma mensagem para o usuário, ou um retorno para o sistema!


Após esta breve introdução sobre o que seria um algoritmo, podemos agora falar sobre como ele é escrito!
Para que este algoritmo funcione, ele deve seguir um conjunto de regras que transformam essa simples lista de instruções em uma linguagem que a máquina possa trabalhar: 0's e 1's, para que ela possa fazer o processo adequado segundo os dados que lhe foram dados.
Nisso entramos no quesito: linguagem de Programação!
A linguagem de programação consiste em como se escreve o algoritmo em questão, levando em conta: rapidez, estabilidade, eficiência, eficácia, entre outras. tendo então linguagens específicas ou mais apropriadas para cada ambiente computacional, como por exemplo o HTML pelo qual é feito este site!
(curiosidade: quando você aperta o botão 'inspecionar elemento' aquele monte de palavras e informações que aparecem na lateral de sua tela é o código HTML, utilizado para fazer a página a qual se está acessando na internet rodar as suas funções).
Dessa forma, temos várias linguagens para determinados objetivos, e uma das mais versáteis e fáceis de se aprender, é a segunda parte desta postagem:
Python!
Desenvolvida no ano de 1991, por Guido Van Rossum, e melhorada até hoje pela comunidade python.org, esta linguagem tem propósito geral, significa que pode funcionar para muitas tarefas e não possui uma função pré-definida, e ainda por cima, é muito simples e deveras básica se comparada com linguagens de 'baixo nível' (vai para uma próxima aula), já que é de 'alto nível'.

Enfim, é uma linguagem ótima para quem tem interesse em começar a programar (de forma básica claro) e meu propósito era apresentar a vocês uma base de programação e também, para quem se interessar, recomendar um dos melhores cursos de python que eu encontrei aqui surfando na net (totalmente gratuito, com videoaulas e com exercícios resolvidos!) mesmo estando pela metade, me surpreendeu muito e me ajudou a iniciar o meu relacionamento com a linguagem.


Este curso é do canal: Curso em vídeo, na playlist: Curso de Python 3.0.

Espero que te seja útil e que logo mais possamos conversar sobre programação!
Obrigado por ler até o final e por estar apoiando a iniciativa educacional Entusiastas, navegue pelo menu acima para ver mais postagens ou entre em contato com a gente pelo Email!
Um abraço!

Escrito por: Itanú Romero.

Comentários