Literatura Entusiasta - Gêneros textuais

        Literatura Entusiasta - Gêneros Textuais


       Hoje na Literatura Entusiasta, vamos ver o conceito, tipos e exercícios de gêneros textuais, tema simples, mas muito cobrado nosvestibulares, principalmente no ENEM. 

    1- Conceitos básicos

    A priori, é necessário saber o que é um texto. Você sabe o que é textoTexto é todo material que passa algum tipo de mensagem, seja ele verbal ou não verbal, que tenha uma coerência e significado.
    Fácil, não? Então, quando você vê uma placa escrito "Pare!", você entende a mensagem que ela quer te passar? Se sim, é texto!
    Mas e se for um semáforo que ficou com a luz verde? Você entende que a mensagem que ele passa é de seguir em frente? Se sim, é texto!
    Sabendo disso, vamos agora falar sobre os gêneros textuais

    Qual a diferença entre esses dois textos?

    Texto I

    No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.
(Carlos Drummond de Andrade)

   
     Texto II

    Autópsia independente pedida pela família de George Floyd mostrou que o ex-segurança morreu por asfixia após ter o pescoço prensado pelo joelho de um policial em Minneapolis, nos Estados Unidos, informou a agência Associated Press nesta segunda-feira (1º).

Segundo advogados da família Floyd, o exame apontou que a compressão do joelho policial sobre o pescoço cortou o fluxo de sangue para o cérebro do ex-segurança. Além disso, o peso sobre as costas da vítima dificultou sua respiração.

(https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/06/01/george-floyd-morreu-por-asfixia-mostra-autopsia-requerida-pela-familia.ghtml)


    Um seria um poema e o outro uma notícia, certo? Os dois são textos, pois passam uma mensagem ao leitor. Sabendo disso, qual a diferença entre as duas?
    Ao pegar dez notícias de jornais, você conseguiria achar algo em comum entre elas? Proavelmente você perceberá que todas elas possuem um padrão, da mesma forma que um poema também segue um certo padrão que não encontramos nas notícias de jornais. Isso se deve pelo fatos de ambos serem de gêneros textuais diferentes. Logo, os gêneros textuais servem para necessidades diferentes usadas no nosso dia a dia na sociedade, seja para nos informar por meio de notícias ou nos entreter com um poema
.
    Veja outros exemplos de gêneros textuais:
    -Carta
    -Bula
    -Relatório
    -Artigo
    -Crônica
    -Receita
    -Romance
    -Resenha
    -Resumo

    São inúmeros exemplos existentes de gêneros textuais, podendo haver uma mistura entre eles, chamada de intertextualidade de gênero ou hibridização.

    Englobando os gêneros textuais, temos também os domínios discursivos, que caracterizam em que meios podemos encontrar esses gêneros textuais dentro do nosso âmbito social. Ex: jornalístico, literário e jurídico.
    Outro conceito associado é a tipologia textual, que se refere à estruturação dos gêneros literários, esses com números limitados. Veja a seguir as tipologias textuais:

    Descritiva: Normalmente encontrado em narrativas, esse tipo de texto descreve algo, seja pessoa, lugar, objeto ou cena. Ex: descrições dentro de obras literárias
    Injuntiva ou instrucinal: Texto em que é encontrado regras ou orientações para o leitor, normalmente com predominância dos verbos no imperativo. Ex: Bulas, receitas culinárias e manuais
    Narrativa: Tipo de texto em que é encontrado uma progressão temporal e acontecimentos para uma progressão na história. Normalmente possui clímax, personagens, cenas e uma história com começo, meio e fim. Ex: crônicas, contos e romances.
    Expositiva ou explicativa: Texto não literário que serve para difundir informações sem o uso da pessoalidade. Ex: Notícias, artigos e reportagens
    Dissertativo ou argumentativo: Texto que busca convencer o leitor de aderir suas ideias e argumentos. Ex: Redação dissertativa do ENEM, editorial, carta argumentativa (encontrado muitas vezes nas redações da UNICAMP).
   
    Agora que você já estudou, tente fazer os exercícios abaixo!

    

    2- Exercícios



 1- Enem 2013

A diva

Vamos ao teatro, Maria José?

Quem me dera,

desmanchei em rosca quinze kilos de farinha,

tou podre. Outro dia a gente vamos.

Falou meio triste, culpada,

e um pouco alegre por recusar com orgulho.

TEATRO! Disse no espelho.

TATRO! Mais alto, desgrenhada.

TEATRO! E os cacos voaram

sem nenhum aplauso.

Perfeita.

PRADO, A. Oráculos de maio. São Paulo: Siciliano, 1999.

Os diferentes gêneros textuais desempenham funções sociais diversas, reconhecidas pelo leitor com base em suas características específicas, bem como na situação comunicativa em que ele é produzido. Assim, o texto A diva

a) narra um fato real vivido por Maria José.

b) surpreende o leitor pelo seu efeito poético.

c) relata uma experiência teatral profissional.

d) descreve uma ação típica de uma mulher sonhadora.

e) defende um ponto de vista relativo ao exercício teatral.


 2- (ENEM 2010)

MOSTRE QUE SUA MEMÓRIA É MELHOR DO QUE A DE COMPUTADOR E GUARDE ESTA CONDIÇÃO: 12X SEM JUROS.

Revista Época. N° 424, 03 jul. 2006.

Ao circularem socialmente, os textos realizam-se como práticas de linguagem, assumindo funções específicas, formais e de conteúdo. Considerando o contexto em que circula o texto publicitário, seu objetivo básico é

a) definir regras de comportamento social pautadas no combate ao consumismo exagerado.

b) influenciar o comportamento do leitor, por meio de apelos que visam à adesão ao consumo.

c) defender a importância do conhecimento de informática pela população de baixo poder aquisitivo.

d) facilitar o uso de equipamentos de informática pelas classes sociais economicamente desfavorecidas.

e) questionar o fato de o homem ser mais inteligente que a máquina, mesmo a mais moderna.


3- (ENEM 2010)

Câncer 21/06 a 21/07

O eclipse em seu signo vai desencadear mudanças na sua autoestima e no seu modo de agir. O corpo indicará onde você falha – se anda engolindo sapos, a área gástrica se ressentirá. O que ficou guardado virá à tona, pois este novo ciclo exige uma “desintoxicação”. Seja comedida em suas ações, já que precisará de energia para se recompor. Há preocupação com a família, e a comunicação entre os irmãos trava. Lembre-se: palavra preciosa é palavra dita na hora certa. Isso ajuda também na vida amorosa, que será testada. Melhor conter as expectativas e ter calma, avaliando as próprias carências de modo maduro. Sentirá vontade de olhar além das questões materiais – sua confiança virá da intimidade com os assuntos da alma.

Revista Cláudia. Nº 7, ano 48, jul. 2009.

O reconhecimento dos diferentes gêneros textuais, seu contexto de uso, sua função específica, seu objetivo comunicativo e seu formato mais comum relacionam-se com os conhecimentos construídos socioculturalmente. A análise dos elementos constitutivos desse texto demonstra que sua função é:

a) vender um produto anunciado.

b) informar sobre astronomia.

c) ensinar os cuidados com a saúde.

d) expor a opinião de leitores em um jornal.

e) aconselhar sobre amor, família, saúde, trabalho.


4- Enem 2010

Machado de Assis

Joaquim Maria Machado de Assis, cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839. Filho de um operário mestiço de negro e português, Francisco José de Assis, e de D. Maria Leopoldina Machado de Assis, aquele que viria a tornar-se o maior escritor do país e um mestre da língua, perde a mãe muito cedo e é criado pela madrasta, Maria Inês, também mulata, que se dedica ao menino e o matricula na escola pública, única que frequentou o autodidata Machado de Assis.

Considerando os seus conhecimentos sobre os gêneros textuais, o texto citado constitui-se de

a) fatos ficcionais, relacionados a outros de caráter realista, relativos à vida de um renomado escritor

b) representações generalizadas acerca da vida de membros da sociedade por seus trabalhos e vida cotidiana.

c) explicações da vida de um renomado escritor, com estrutura argumentativa, destacando como tema seus principais feitos.

d) questões controversas e fatos diversos da vida de personalidade histórica, ressaltando sua intimidade familiar em detrimento de seus feitos públicos.

e) apresentação da vida de uma personalidade, organizada sobretudo pela ordem tipológica da narração, com um estilo marcado por linguagem objetiva.

5- (Enem)

Poema tirado de uma notícia de jornal [Manuel Bandeira]

João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão  [sem número
Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro
Bebeu
Cantou
Dançou
Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.

    No poema de Manuel Vandeira, há uma ressignificação de elementos da função referencial da linguagem pela

            a) atribuição de título ao texto com base em uma notícia veiculada em jornal.

  1. b) utilização de frases curtas, características de textos do gênero jornalístico.
  2. c) indicação de nomes de lugares como garantia da veracidade da cena narrada.
  3. d) enumeração de ações, com foco nos eventos acontecidos à personagem do texto.
  4. e) apresentação de elementos próprios da noticia, tais como quem, onde, quando e o quê.


    3- Gabarito

1- B
2- A
3- E
4- E
5- E

Comentários